terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Observações.

Desde que me conheço como gente, que tenho esta afeição pelo português.
O simples facto de termos palavras que passam a ser inexistentes quando traduzidas para outra língua, é algo que nos confere todo um prestigio, todo um destaque que nos torna únicos.
Em parte, foi isto que me tornou uma apaixonada pela junção de palavras, construção de frases e fonia das mesmas. O facto de ter uma língua tão rica em vocabulário que me dá uma liberdade de expressão tal, que o faço o melhor que sei.
A outra parte de que falo tantas vezes são as pessoas. De uma forma mais concreta, as pessoas que amo, e que me arrisco a dizer, me amam também.
Sem estas pessoas não saberia sobre o que escrever, como escrever e até, para quem escrever. É por todos eles que desenvolvi da melhor forma (a meu ver) esta paixão.
Segundo as considerações de muitos a escrita é um dom. Dom esse que nem todos conseguimos que nos toque, que é algo que já nasce, é algo intrínseco, inato. Eu discordo, como não podia deixar de o ser. Creio que a escrita é um dom sim, mas não é algo que está ali e ponto. Necessita de ser trabalhada, aperfeiçoada e amada. Escrever sem sentimento, qualquer que seja o tema, nunca dá lugar a um bom trabalho.
Quem escreve tem de fazê-lo com alma. Se depois é bem ou mal sucedido, é outra história. O que conta para quem o faz é o sentimento que emprega e esse, deve ser sempre o melhor.
Então, para aqueles que consideram a escrita um mundo de facilidades, desde que tenha o (maldito) dom de saber escrever uma frase sem qualquer erro ortográfico, ou de usar um vocabulário rico, desengane-se.
Saber escrever (ou pensar que se sabe) é também um calvário. As pessoas têm uma maior tendência para esperar mais ou exigir mais de quem o faz. E os que realmente o sabem fazer,sentem-se moralmente obrigados, a superar as expectativas delineadas.
Perguntam então: Como é que conseguem? Como é que se superam as expectativas no mundo da escrita, que de dia para dia, tem novas "mentes brilhantes"?Como é que se arranjam assim temas e inspiração?
Respostas concisas a estas questões não tenho. Contudo, acredito que tudo se consegue através de esforço, determinação e persistência.
E se assim for, tenho que me baste.




P.S. Que este texto acima escrito vos sirva de agradecimento. Não vos irei enumerar e muito menos nomear. Sabem quem são, e qual o vosso importante contributo neste desenvolver de possível potencial. Obrigada!

Sem comentários:

Enviar um comentário